Atualizações:

09/09/2017: A integração do ARIS com a 7.2 é possível. Veja informações sobre como ARIS suporta a API da 7.2 neste link:

https://www.ariscommunity.com/users/josephe-blondaut/2016-08-17-aris-secures-your-sap-investments

20/03/2017: Em Abril 2017 terá início o curso de SolMan 7.2 no openSAP https://open.sap.com/courses/solman1

27/01/2016: SolMan 7.2 já está disponível na SAP CAL.

19/07/2016: Um novo livro da SAP Press sobre como a versão 7.2 pode facilitar a transição para S/4HANA está disponível. O lançamento ocorreu no SAPPHIRE em maio deste ano.

 

Em novembro de 2015 eu tive a oportunidade de passar uma semana na SAP, em Walldorf, aprendendo e trocando experiências sobre SAP Solution Manager. Foram cinco dias de imersão recebendo informações dos VPs, Gerentes de Produto e Desenvolvedores das diversas áreas do Solution Manager sobre a nova versão 7.2, e discutindo com outros profissionais de SolMan casos de uso e melhores práticas.  Essa semana, e na sequência os três dias de SAP TechEd, foram de suma importância na minha preparação para orientar e dar suporte aos clientes de Solution Manager na migração para a nova versão, e também para melhorar e consolidar meus conhecimentos na implementação da versão atual 7.1. Aprender nunca é demais. Nunca se sabe tudo, e manter-se atualizado é indispensável. “Estudien, los que pretenden opinar.” – José Martí

A versão 7.2 entrou em Ramp-up no final do ano passado e tem previsão de durar até pelo menos metade de 2016, podendo se estender. A manutenção da versão 7.1 do SAP Solution Manager vencerá no final de 2017, o que dará aos clientes pouco mais de uma ano para realizarem o upgrade e não perderem o suporte oferecido pela SAP como parte da manutenção anual.

Os três principais pontos que motivaram o desenvolvimento desta nova versão foram:

  • Tornar mais fácil o alinhamento entre o Negócio e o TI com uma nova Gestão de Processos de Negócios
  • Suporte total a Soluções SAP Híbridas
  • Suporte a HANA e S/4 HANA

Com o SAP Solution Manager 7.2, os clientes poderão se familiarizar com SAP HANA antes de migrarem o ERP.  Clientes com um contrato de manutenção SAP válida poderão, caso queiram, rodar o Solution Manager 7.2 em base de dados HANA sem pagar pela licença de HANA.

O upgrade para a nova versão trará:

  • Novas funcionalidades e melhorias em funcionalidades existentes
  • Nova experiência de usuário, baseada em SAPUI5 e SAP Fiori
  • Nova Tecnologia
  • Novo intervalo de manutenção

Nova arquitetura e novos termos e conceitos serão introduzidos. O cenário de Solution Documentation foi completamente reconstruído. Os processos de negócio poderão ser modelados de forma gráfica seguindo BPMN 2.0. Maintenance Optimizer será substituído pelo Maintenance Planner, uma ferramenta simplificada, com interface gráfica mais amigável, hospedada na SAP e acessada via Browser.

Diferente do que ocorreu em 2011, quando a versão 7.1 substituiu a 7.0 do Solution Manager, clientes que utilizarem os cenários baseados em CRM como Change Request Management e IT Service Management não terão o mesmo impacto, já que não haverá uma migração para uma nova versão de CRM, apenas mudança de enhancement package. Mas novas funcionalidades serão introduzidas, não só vindas com o novo EHP 3 do SAP CRM mas também desenvolvidas pelo time de Solution Manager, tornando o ITSM e ChaRM ainda mais aderente às melhores práticas descritas no ITIL, e atendendo às solicitações dos clientes que sentiam falta de conceitos como Gestão de Liberação e Requerimentos de Negócio, por exemplo. O fato de o cenário de Solution Documentation ter sido reconstruído trará algumas mudanças de conceito e de tecnologia também ao ChaRM, ITSM e Test Management.

A preparação para a nova versão 7.2 pode começar desde já:

  • Comece a organizar os projetos/soluções e suas documentações que deverão ser migrados. Faça uma limpeza. Avalie o que pode ser descontinuado. Mantenha a estrutura de processos simples e documente passos de processo com objetos executáveis.
  • Analise a possibilidade de usar HANA como base de dados para ter acesso a todos os seus benefícios.
  • Comece a usar, ou ao menos a entender como funciona a gestão de projetos no IT PPM (IT Project and Portfolio Management). Seus projetos passarão a ser gerenciados aí.
  • Avalie cuidadosamente as interfaces com outras ferramentas, porque algumas interfaces ainda não estão disponíveis na 7.2. Seria interessante avaliar a nova funcionalidade de modelagem gráfica de processos do SolMan 7.2, pois isso poderá vir a reduzir a necessidade de se usar  ferramentas de terceiros, cortando custos.
  • Mova seu Business Process Monitoring para o MAI (Monitoring and Alerting Infrastructure).
  • Consulte o roadmap do Solution Manager para obter mais informações sobre as novidades que a 7.2 irá trazer, de forma a poder planejar sua migração sem afetar seus cenários já em produção, e também a implementação de novos cenários que complementarão a gestão de ciclo de vida das aplicações da sua empresa.

 


Nas próximas semanas a SAP planeja disponibilizar o Solution Manager 7.2 na CAL (SAP Cloud Appliance Library) como uma versão trial para clientes e parceiros, para que possam testar a ativação de seus projetos e documentações na 7.2. A infraestrutura ficará por conta da Amazon, ou seja, os clientes e parceiros precisarão ter uma conta Amazon Web Services (AWS), com um custo pequeno por hora de uso.

 

 

New NetWeaver Information at SAP.com

Very Helpfull

User Rating: Be the first one !